EXAMES DE IMAGEM

Biópsias e Punções

O objetivo de uma biópsia é coletar material de uma lesão ou de um órgão do corpo para ser avaliado por um médico especialista (Patologista). Dessa forma, é possível obter informações precisas sobre a natureza das lesões.

Biópsia da mama

Existem vários tipos de biópsias, como biópsia de aspiração por agulha fina, biópsia por agulha grossa e biópsia cirúrgica, cada uma com seus prós e contras. A escolha do tipo de biópsia depende da sua situação específica. Alguns dos fatores que o médico irá considerar incluem tipo de lesão, tamanho, localização, quantidade de tumores e outros problemas clínicos e preferências pessoais da paciente.

Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF).
Esse procedimento consiste na remoção de uma amostra de células do tecido mamário suspeito para exame. Na PAAF é utilizada uma agulha de calibre 20/21G acoplada a uma seringa para aspiração do tecido. O posicionamento da agulha é comumente guiado por ultrassom. A coleta do material é realizada com movimentos de vai-e-vem da seringa. O procedimento descrito poderá ser repetido diversas vezes, até que se obtenha quantidade suficiente de material, que posteriormente será colocado em lâminas.

Biópsia por Agulha Grossa (Core Biopsy).
A biópsia de fragmento com agulha (BFA) ou core biopsy consiste na retirada de fragmentos de tecido, com uma agulha de calibre um pouco mais grosso que da PAAF, acoplada a uma pistola especial. O posicionamento da agulha de biópsia poderá ser guiado por mamografia digital estereotáxica ou ultrassom. O procedimento é realizado com anestesia local e geralmente se retiram vários fragmentos de alguns milímetros.

Biópsia de próstata

Habitualmente, a biópsia da próstata é indicada quando o urologista suspeita da presença de um câncer da próstata após uma avaliação clínica e laboratorial inicial. Os principais dados que levam o urologista a indicar uma biópsia são um exame de PSA aumentado, um toque retal que identifique tumoração ou irregularidades da próstata ou uma ultrassonografia que detecte um nódulo suspeito. É inserido pelo ânus uma sonda de ultrassom, semelhante à sonda usada na ultrassonografias transretais da próstata, com a diferença de haver também acoplada uma agulha de biópsia. Não se assuste, pois a agulha permanece o tempo inteiro “escondida”, sendo exteriorizada apenas na hora de se obter as amostras de tecido.

Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF)

Geralmente guiada por ultrassonografia, é utilizada principalmente em lesões da mama, tireoide e linfonodos.
Por intermédio deste procedimento é possível obter células de uma lesão que serão analisadas com o auxílio de um microscópio, pelo médico patologista.

-A punção aspirativa com agulha fina – PAAF da tireoide é o melhor exame para determinar se um nódulo de tireoide é benigno ou maligno, o que é uma informação essencial para determinar o tipo de tratamento que deve ser realizado a seguir.
Normalmente os nódulos de tireoide que são pequenos e benignos não necessitam de tratamento, mas em caso de nódulos grandes mesmo que benignos pode ser necessária a cirurgia para sua retirada, e no caso de nódulo maligno deve-se sempre retirar a tireoide, porque ele representa um câncer.

Quando é pedida a PAAF
O médico solicita uma Punção Aspirativa com Agulha Fina quando o exame de ultrassom mostra:
• Nódulo na tireoide com mais de 0,5 cm e menos de 1 cm havendo suspeita de que possa ser maligno;
• Todos os nódulos com mais de 1 cm, sendo hipoecoico, complexo ou espongiforme;
• Quando existe um parente de 1º grau com câncer de tireoide;
• Quando a pessoa teve exposta à radiação na infância ou adolescência;
• Nódulo com aparente invasão fora da tireoide;
• Em caso de linfonodo suspeito durante a ultrassonografia.

Como é feita a PAAF
A Punção Aspirativa com Agulha Fina pode ser feita ao mesmo tempo que o ultrassom da tireoide, tendo melhor resultado, ou apenas com a palpação do nódulo. Quando se faz a PAAF retira-se pedacinhos do tecido que compõe o nódulo para que possa ser analisado no laboratório, e durante este exame a parte líquida também pode ser retirada para ser analisada e para diminuir o tamanho do nódulo.
A PAAF dói um pouco mas a dor é suportável, e a pessoa sai do exame apenas com um band-aid cobrindo o local da punção. Não é possível realizar este exame sob anestesia, porque a única anestesia que seria eficaz, é a anestesia geral, cujos riscos não justificam sua realização durante a realização deste exame.
Pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes como AAS, heparina ou Varfarina, devem deixar de tomar esses medicamentos por 3 dias antes de realizar essa punção.

Duração do exame:

• 10 a 30min;

Agendamento

Agende o seu exame de imagem e confira todas as informações necessárias para sua realização. Entre entre em contato pelo fone (51) 3232-3232.

Planos de Saúde

A Rios Clínicas aceita planos de saúde para melhor atender os clientes. Confira quais os planos a clínica aceita.

Resultados On-line

Receba o resultado do seu exame por e-mail para uma melhor comodidade ao paciente. Solicite este serviço. Entre em contato.

WhatsApp chat